O tucupi.

Tucupi é um molho de cor amarela extraído da raiz da mandioca perversa, que é descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti). Depois de extraído, o molho "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno), por horas, podendo, então, ser usado como molho na culinária.
Agora um pouco de história indígena.Segundo reza a lenda, que que Jacy (Lua) e Iassytatassú (Estrela D'alva), combinaram visitar o centro da Terra. Quando foram atravessar o abismo, Caninana Tyiiba mordeu a face de Jacy. Jacy derramou suas lágrimas sobre uma plantação de mandioca. Depois disso o rosto de Jacy ficou marcado para sempre pelas mordidas de Caninana. À partir das lágrimas de Jacy, surgiu o tycupy (tucupi).
A parte mais curiosa, em que é usado o tucupi? Eu respondo. Esse molho é muito presente na mesa dos brasileiros na região amazônica. Pato no tucupi é um prato muito apreciado. O pato é previamente assado e após destrinchado é levado a uma fervura leve num molho de tucupi e jambu.
O tacacá, aff, deu até água na boca agora, é outra especialidade da culinária amazônica, principalmente "cultuado" pelos paraenses. Servido numa cuia natural, o tucupi fervente é derramado sobre uma goma. Uma porção generosa de jambu e camarão seco completam o prato. É difícil traduzir em palavras os gostos e cheiros amazônicos. O meio ácido/azedo do tucupi acentua os efeitos do jambu, é difícil não sentir os lábios tremendo depois de tomar uma cuia, isso tudo sem esquecer de uma boa pimentinha de cheiro.
E o Jambu?
E o Jambu?
rs... vamos falar dele agora. (foto acima)
Jambu, também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea) é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará. Sendo originária da América do Sul, é comum também em todo o sudoeste Asiático e em particular nas ilhas Madagáscar e Mascarenhas.
Como mencionado acima, o jambu é usado em pratos tipos da culinária paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com queijo. Uma de suas principais características é a capacidade de trimilicar os lábios de seus comensais.
É também usada como especiaria pelos chineses.
Curiosidade:
Vocês sabiam que o jambu é conhecido como anestésica, diurética, digestiva, sialagoga, antiasmática e anti-escorbútica. E que os seus capítulos possuem propriedades odontálgicas e anti-escorbúticas.
É, eu também não sabia.
Pois bem pessoas, aguardo comentários sobre o nosso primeiro assunto.
Até mais!
3 comentários:
Eguaaaaaaaaa, sou Paraense e não sabia de toda essa cultura por trás do tão "comum" tucupi com jambu.
Achei super-interresante a idéia de colocar temas regionais é importante que outras pessoas também conhecam um pouquinho da nossa terra tão bonita que é o PARÁ.
Outra coisa, não conheco nada melhor nesse mundo para curar uma ressaca do que um tucupi quente. Depois de tomar, vc pode ter certeza que estarar pronto para outra rodada de birita...
Nem é paraense a Patty!! rsrs..!!
Verifiquem o cartão de visita dela, o nosso famoso "éguaaa".
Pois bem, obrigado pelo comentario Patty.
Espero que venha sempre prestigiar este blog.
Bjão!
Postar um comentário